Thursday, September 17, 2009

Sadie

Em 1996 os Suede lançaram Coming Up, provavelmente o álbum que mais sucesso teve.
Devido a esse enorme sucesso, 5 singles foram lançados em que o quarto foi "Lazy".
Como era costume na Nude Records cada single fazia-se acompanhar com 2 cd's e, logo, 4 b-sides. Um deles é este: Sadie.
Uma música escrita por Brett Anderson e Richard Oakes quando o duo estava no auge que me traz óptimas recordações. Ouvi a música quando me ofereceram o Sci-Fi Lullabies, uma colectânea de lados b da banda londrina. Como na altura não era tão apreciador de música como agora (até porque devia ter uns 8/9 anos) nem todas as músicas me chamaram logo à atenção como iria acontecer se agora as ouvisse pela primeira vez, mas esta sim, chamou-me, provavelmente devido à guitarra mais distorcida no início.
É grande música, acho genial como fazem os instrumentos emergir um a um no início e o refrão está óptimo até porque a guitarra em vez de fazer os tradicionais acordes ou dedilhados solta umas notas como se fosse um solo. O solo em si está perfeito e nota-se logo que é da autoria de Oakes, é mesmo ao seu estilo.
O Xilofone dá um ar mais "misterioso" à música e menos monótono. A voz de Brett está típica à "Coming Up", parece mesmo que desliza sobre a música.
As letras provavelmente é sobre algum amigo(a) de Brett em que este lhe pôs o nome de Sadie (tal como fez em Sound Of The Streets).
Grandes Suede! Não tenho dúvidas que serão a minha banda preferida para o resto da minha vida.
O vídeo não é oficial, foi feito por um fã.

1 comment:

O Puto said...

Ao contrário de muitas bandas, os Suede não editavam "restos" como lados B. Todos eles têm boa qualidade, que poderiam muito bem ser incluídos no alinhamento de um álbum.