Saturday, November 18, 2006

Teclas


Boas.
Há montes de bandas constituidas apenas por voz, guitarra, baixo e bateria.
A meu ver estas bandas teriam muito mais capacidade tanto creativa como dinâmica se tivessem, para além destes intrumentos um teclado de arranjo ou um sintetizador.
A guitarra para mim é o instrumento mais espectacular que existe e aquele que gosto de tocar. Se pensar em fazer algo acústico vamos à guitarra. Algo mais a abrir vamos pôr um som mais eléctrico e também pegamos na guitarra. Mas por vezes apenas a guitarra pode tornar-se tudo muito monótono. Principalmente se a tocarmos sempre com a mesma distorção ou com o mesmo efeito. Os teclados ajudam imenso a quebrar essa monotonia.
Por exemplo, considero os Arctic Monkeys uma grande banda. Mas não têem teclista. E o som da guitarra é muito parecido em todas as músicas. O albúm a meu ver ficou um pouco monótono. Não decorei muito bem o nome das músicas porque não há um som que caracterize cada música. Se eles tivessem explorado um lado mais indie com uns teclados sairia tudo bem melhor.
Por exemplo, os Depeche Mode (tinha de falar neles) nos anos 90. Usavam guitarra, um bom riff ou meia dúzia de acordes mas principalmente tinham um potencial gigantesco com os sintetizadores. Como seria Enjoy The Silence, I Feel You, Barrel Of A Gun sem esses sons que aparecem na música. Diferente músicas sem dúvida. E piores. menos personalizadas e menos complexas.
Outro exemplo, os Suede (também tinha que falar deles), sendo uma banda muito menos electrónica que os Depeche também sentiram a necessidade de chamar um teclista para a banda em 1996. Antes disso as músicas eram só guitarra ou só piano com o resto dos intrumentos. Falo ao vivo claro pois tanto Bernard Butler e Richard Oakes tocavam teclados. Teclados que faziam a diferença. A música fica mais colorida. Mais alegre. Mais personalizada.
Se o guitarrista ao em estúdio toca teclas, mais vale chamar um só para tocar ao vivo do que ficar sem sintetizadores em concerto. Como os Placebo que tiveram sempre um 4º membro para os acompanhar ao vivo.
Até os Franz Ferdinand, que conseguiram explorar imenso bem a guitarra no albúm, têem um teclista ao vivo. Aos Arctic Monkeys só fazia bem explorar isso e quebrar um pouco essa monotonia. Os Foo Fighters, apesar de não conhecer tão bem, também sou da opinião que lhes faria bem um teclista. Nem que fosse um teclista que em algumas músicas tocasse só guitarra.
Para mim, uma banda teria de ter no mínimo Voz, Guitarra, Piano, Baixo e Bateria. Só assim estariam a explorar todo o seu potencial.

No comments: