Sunday, January 03, 2021

Carlos do Carmo



Carlos do Carmo é, depois de Amália, a maior figura do Fado. Sendo o Fado, o estilo de música mais importante em Portugal, o mesmo será lembrado como um dos artistas mais importantes do nosso país.

O Fado é um tipo de música muito nostálgico. Normalmente, os jovens Portugueses não tendem a consumir este género de música. Toda a gente gosta, mas, tanto em termos de espetáculos pagos ou de produtos musicais (CDs, Vinis, etc.) não está, de todo, na grande prioridade dos ouvintes portugueses. Até nas rádios, passa muito menos que outro estilo de música qualquer. 

Eu não fujo à regra e sou um desses também que goste, mas que reconhece uma dúzia de música dos mesmo. Desta maneira irei fazer um esforço para descobrir, aprender e ouvir mais Fado.

Desta maneira, e, de um ponto de vista pessoal, o que realmente guardo do Carlos do Carmo é uma voz maravilhosa e belíssima, um talento natural para cantar, e uma presença em palco inquestionável. Um arista, no verdadeiro sentido da palavra, que era o melhor naquilo que fazia que teve uma linda carreira e que soube sair e se retirar na altura certa. 

Para além disso, estando neste momento a passar imensas entrevistas antigas do mesmo na televisão, nota-se e ressalva-se uma simpatia extraordinária. 

De todos os clássicos cantados por Carlos do Carmo, o meu preferido é "Os Putos". Que maravilhosa canção.

Vamos fazer uma homenagem a esta artista e ouvir mais Fado.


No comments: