Friday, March 05, 2010

Capitão Romance



Capitão Romance é, para mim, a melhor música em português alguma vez feita e, também, o poema mais bonito que alguma vez li.
Acho que esta música tem tudo no sítio, a (fantástica) letra, as guitarras em acústico, os pequenos sons em sintetizador que dá aquele ambiente misterioso, as vozes de trás e, claro, a voz de Manel Cruz e de Gordon Gano. Acho que deve ser das poucas ocasiões que vemos um músico com renome internacional a cantar em português!
Se a memória não me falha, penso que foi no dia 3 de Dezembro de 1999 que fui ver o meu primeiro concerto. A actuação era dos Violent Femmes e a primeira parte dos Ornatos. Desconhecia praticamente a banda portuense mas fiquei de queixo caído ao primeiro som deles! Fiquei ainda mais pasmado quando Gano subiu ao palco para cantar com Manel Cruz a música Capitão Romance. Um momento histórico!
Apesar de quase toda a gente concordar que há um grande legado deixado pelos Ornatos Violeta acho que não é o suficiente. É o expoente máximo da música moderna em Portugal. Assim como quem estuda Fernando Pessoa, Eça de Queiroz ou Amália Rodrigues esta banda também deveria ser estudada pois está ao mesmo (ou até mesmo mais alto) nível.

No comments: