Monday, October 16, 2006
Patrick Duff, o Génio Incompreendido
Há vários génios na música.
Quando se fala em génios pensamos logo em John Lennon, Bob Dylan, Bob Marley, David Bowie, Syd Barret, Robert Plant, entre muitros outros.
Eu penso logo no grande Patrick Duff.
Um pouco desconhecido. Considero-o como o meu próprio génio incompreendido.
Não teve o sucesso em termos de vendas, nem com a sua banda, os Strangelove nem com carreira a solo.
Os Strangelove apenas conseguiram uns 3 singles no Top 40.
Reza a lenda que Patrick andava a tocar guitarra na rua. Tocava sempre improvisado, as suas próprias músicas porque não sabia as músicas dos seus artistas preferidos.
Um dia, um homem, David Francolini, parou o carro à frente dele e disse para ele entrar pois viu o talente delo. Patrick assim o fez e dentro do carro estava Alex Lee. Alex e Patrick passaram o resto do dia durante horas a tocar e a improvisar juntos. Estavam feitos os Strangelove dos quais falarei mais tarde.
Passados 7 anos a banda, com três albúns lançados acabaram e Patrick fez-se ao mundo viajando. Mais tarde formou os Moon mas não chegaram a lançar nada oficial. A banda tinha potencial.
Patrick continuou continuou a viajar e em 2005 lançou o seu primeiro e único disco "Luxury Problems". Tal como Patrick disse, a vida é feita de problemas de luxúria, pequenas coisas que não interessam para nada mas que nos incomodam.
A sua editora, incompreensivelmente lançou apenas um single em formato de 7' e sem nenhum video. O albúm não foi sucesso comercial.
Patrick percorreu vários locais em volta do Reino Unido e teve mesmo que pagar do seu próprio bolso para poder pagar a sua mini Tour, que correu bem, os fas adeririam bem e ficaram impressionados com as suas actuações.
Patrick faz parte agora duma nova banda, os Transpersonals, que ainda não consegui descobrir o que Duff faz lá. A banda caracteriza-o como a parte espiritual e mais que humana da banda.
O que eu gosto tanto no Patrick Duff é...A sua capacidade de transmitir tudo o que ele sente para a canção. A sua raiva, a sua alegria, a sua confusão, está tudo lá em gritos animalescos e esforços vocais impressionantes.
Para não falar nas lindas e espectaculares letras que escreve... De outro mundo.
Músicas como Is There A Place?, Kite, Mirror Man, The Lion And The Hawthorn Tree, Superstar, fazem a diferença, a mim faz. Muita.
Patrick Duff é um génio.
http://glam-ou-rama.co.uk/patrick/
http://www.myspace.com/patrickduff
http://www.myspace.com/strangelove2006
http://www.myspace.com/transpersonals
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment