Tuesday, February 09, 2010

Pós-Suede: Brett Anderson



Depois de ter feito um apanhado da banda Suede desde 2003 até agora vou fazer agora de cada membro da banda.
Comecemos por Brett Anderson.

A decisão de fazer uma pausa prolongada na banda partiu de Brett e que na altura já devia estar a pensar num álbum a solo pois, alguns meses depois da decisão apresentou-se em nome próprio na Dinamarca para um mini-concerto em homenagem ao casamento de um membro da família real. Nesse concerto cantou 3 músicas dos Suede e uma nova chamada "Love Is Dead".
No entanto o disco a solo foi interrompido pois Brett e Bernard Butler (primeiro guitarrista dos Suede) decidiram reunir-se e formar os The Tears que tiveram no activo sensivelmente desde 2004 a 2006.
Após o fim da banda Brett anunciou que o seu primeiro LP a solo estava pronto e apenas faltava acertar alguns detalhes de produção.

No dia 24 de Fevereiro de 2007 o londrino apresentou-se em Moscovo para dar o primeiro concerto de promoção de Brett Anderson (nome do primeiro álbum). Antes do lançamento do CD Brett aderiu ao Youtube pondo lá músicas em acústico tanto do novo trabalho como outros temas. Beautiful (música de Christina Aguilera) e Europe Is Our Playground (dos Suede) viram versões em acústico assim como Love Is Dead, Scorpio Rising, Song For My Father e Back To You. Esta mesmo Back To You também sofreu uma versão electrónica que serviu para promover o álbum de Fred Ball segundo os Pleasure. Fred Ball foi o produtor e co-escritor do primeiro trabalho de Anderson.
Love Is Dead também teve um vídeo oficial.



Brett Anderson foi lançado no dia 26 de Março de 2007 e, como era de esperar, as vendas não foram por aí além atingindo o número 54 no Top de vendas Britânico.
A crítica recebeu-o bem e o LP contém sem dúvida músicas espectaculares como To The Winter, Song For My Father, Love Is Dead ou The Infinite Kiss.
Back To You, como disse, música não incluída no álbum sofreu mais uma versão e foi lançada num EP juntamente com versões acústicas de outras canções.

As actuações ao vivo passaram a ter cerca de 80% de músicas dos Suede e eram todas praticamente acústicas. 3 desses concertos foram gravados e lançados em edições limitadas de 1500 cópias.



Nos meses seguintes Brett começou a falar do seu próximo trabalho. Brett referiu que dar concertos em acústico viu outro tipo de beleza nas suas músicas e por isso o sucessor de Brett Anderson seria completamente acústico.
Wilderness foi lançado dia 1 de Setembro de 2008 e contém 9 canções belíssimas, a grande parte só com guitarra, piano e violoncelo. O álbum não teve grande promoção, não foram lançados videoclips nem singles, apenas um single digital e um ou outro video no Youtube.
Os fãs adoraram o álbum e, pessoalmente ainda deve ser o CD que ouço com mais regularidade. A Different Place, Chinese Whispers ou Funeral Mantra são já clássicos da autoria de Anderson.



O ano passado Brett, no dia 2 de Novembro, Brett lançou Slow Attack, um equilíbrio entre a suavidade de Wilderness e o Indie Rock de Brett Anderson.
A sua promoção foi parecida com a do primeiro com músicas no Youtube (uma dela um cover de When Doves Cry de Prince que foi removida por Brett não deter os direitos de autor) e um vídeo para a música The Hunted.
Slow Attack foi produzido e co-escrito por Leo Abrahams, e é um álbum mais profundo, orquestral e completo que qualquer um dos outros dois. Fantástico trabalho do qual saliento músicas como Ashes Of Us, Leave Me Sleeping, Julian's Eyes ou The Hunted.

Pouco antes da notícia do regresso dos Suede, Anderson disse que ia começar a trabalhar no próximo projecto e que seria algo mais de improviso. Reunir-se com 4 ou 5 músicos, tocarem, e verem o que pode sair de lá.

Actualmente o músico anda numa digressão europeia a promover Slow Attack.

No comments: