Sunday, December 18, 2011

Ornatos Violeta De Volta?


Ornatos Violeta,na minha opinão, provavelmente a melhor banda de sempre a cantar em português está a pensasr voltar aos palcos para um concerto de celebração.
Foi o próprio Manel Cruz que admitiu numa entrevista à revista Blitz a sair no próximo mês.
O vocalista não está muito seguro, diz que por um lado deseja fazer tal reunião mas por outro tem medo que possa estragar uma história bonita da banda. Mas, pelas últimas palavras, "Acho que vou simplificar um bocado isto e fazer feliz muita gente, incluindo eu, porque também ia gostar de dar um concerto" parece que o pensamento é mesmo sério.
Até lá contentem-se com as reedições dos clássicos "Cão" e "O Monstro Precisa de Amigos".

Saturday, December 17, 2011

Suede Estrearam 7 (!) Músicas Novas


Sim, o improvável aconteceu, os Suede estrearam 7 músicas novas na Rússia ontém no penúltimo concerto agendado dos próximos tempos. Completamente inesperado sendo ainda por cima a primeira vez que a banda actuou em São-Petersburgo . A banda deve estar bastante confiante das músicas novas até porque as 3 primeiras músicas do concerto foram mesmo músicas novas.
No Youtube
A Setlist foi a seguinte (a negrito as novas músicas):
01 - The Only
02 - Someone Better
03 - I Don't Know Why
04 - Trash
05 - Filmstar
06 - Animal Nitrate
07 - We Are The Pigs
08 - Falling Planes
09 - She
10 - Killing Of A Flashboy
11 - Can't Get Enough
12 - Everything Will Flow
13 - Future Nightmare
14 - Cold War
15 - Sabotage
16 - So Young
17 - Metal Mickey
18 - Heroine
19 - New Generation
20 - Beautiful Ones
21 - To The Birds
22 - Saturday Night
Fiquem com "I Don't Know Why" aqui e visitem a página do facebook para mais músicas!

Wednesday, November 30, 2011

Radiohead No Optimus Alive 2012


Os Radiohead são a primeira grande confirmação do próximo Optimus Alive. A banda, muito requisitada pelos fãs deste tipo de festivais, vai voltar em Portugal dez anos depois da sua última actuação cá e agora, naturalmente, com um estatuto bastante diferente.
O concerto será dia 15 de Julho, o último dia do festival e começam a ser vendidos amanhã.

Friday, November 25, 2011

Coldplay Em Decadência


Nunca fui muito fã dos Coldplay mas os dois primeiros (vá, o X & Y também é razoável) são óptimos álbuns com bons momentos.
Mas, ao ouvir o novo single (Every Teardrop Is A Waterfall) fico triste com a direcção que a banda tem levado. Aliás, tal direcção está em concordância com as declarações ridículas de Chris Martin ao público.
A mais recente, "Tivemos de nos resignar em ser uns Radiohead merdosos" mostra a insegurança que a banda atravessa e, a meu ver, a percepção que não estão a lançar nada de jeito. É quase tão má como a que o vocalista disse há uns dias: "Sei que as letras das nossas músicas são um pouco merdosas".
Para ajudar ainda mais ao degredo, as constantes colaborações com artistas de Hip Hop e R'n'B não têm nada a haver assim como os elogios "Kanye West está a mudar a forma como ouvimos a música". Até concordo, mas está a mudar para muito pior. A música preferida de Martin do novo álbum é o dueto com Rihanna... E, caramba, até podiam ter escolhido um nome normal para o novo trabalho, agora Mylo Xyxoto...
Além disso as acusações de plágio de Cat Stevens, Joe Satriani e dos Creaky Boards sobre o último sucesso "Viva La Vida" não ficam nada bem. E ainda por cima, Viva La Vida parece mesmo ter sido tirada de essas três músicas. Coincidência?

Enfim, perdi o completo interesse pela banda e, por este andar não lhes muito mais anos juntos, estão a perder credibilidade musical.

Friday, November 18, 2011

Ultimamente Comprei...

Não foi precisamente hoje mas aqui vão as minhas aquisições da semana passada.
Jarvis Cocker - The Jarvis Cocker Record


Suede - Suede (Deluxe Edition)

Agora sim, finalmente, tenho os 5 álbuns remasterizados dos Suede!

Saturday, November 05, 2011

Dia Adams?


Sendo hoje o aniversário de um amigo meu, pesquisei por curiosidade, celebridades que partilhem o mesmo dia. E não é que os dois Adams mais conhecidados do mundo musical fazem anos hoje? Bryan Adams e Ryan Adams nasceram ambos no dia 5 de Novembro mas em anos distintos. Além da coincidência da semelhança do nome, o dia da chegada ao mundo é o mesmo também. O estilo musical não é (e ainda bem) uma coincidência, aqui, sou muito mais favorável a Ryan Adams.
Parabéns aos dois.

Wednesday, October 26, 2011

The Sound Of The Tears


Hoje estive a ouvir o primeiro e único álbum dos The Tears, banda formada em 2004 por Brett Anderson e Bernard Butler.
O álbum não foi um sucesso comercial (ainda ficou no top 20 britânico) mas até teve boas críticas. Eu, pessoalmente, nunca fui muito fã dele (comparado com o restante trabalho dos dois artistas) e acho que grande parte se deveu à falta de composição (escreveram 20 músicas e foram essas todas gravadas, não tiveram aquele tempo de "nova banda" de 2 ou 3 anos a escrever e depois editar os melhores momentos), à má produção (Butler esteve mal neste álbum) e algumas más escolhas (Refugees ter sido primeiro single foi péssima escolha).
Então apeteceu-me fazer o que Brett Anderson fez nas reedições dos Suede, criar um tópico do tipo "se lançasse o CD hoje poria a seguinte listagem de músicas".
Então o que eu alteraria no "Here Come The Tears" (provavelmente também mudava o nome do álbum para The Sound Of The Tears, visto que o poema em que a banda se inspirou para o nome terminava dessa forma) em termos de listagem e de singles (vou ser optimista e escolher quatro):

01- Brave New Century
02- Autograph
03- Co-Star
04- Branded
05- Two Creatures
06- Low-Life
07- The Ghost Of You
08- Fallen Idol
09- Apollo 13
10- Song For The Migrant Worker

Singles:
1º Brave New Century
2º Autograph (ainda lançado antes do álbum)
3º Two Creatures
4º Low-Life

Penso que iria fazer um álbum muito mais sólido, compacto e de mais fácil audição, mas isto é apenas a minha opinião...

AHK-toong BAY-bi Covered


Este é o título de uma nova versão do álbum Acthung Baby dos U2 interpretada exclusivamente (ou quase) por outros artistas. Esta edição vem para comemorar os 20 anos do lançamento do clássico da banda irlandesa e conta com participações de grandes nomes de peso como Depeche Mode, Jack White, Patti Smith, Nine Inch Nails, The Killers entre outros. O CD sairá com a revista Q que vai juntar este evento à comemoração também dos 25 anos da revista!
Fiquem com a magnifica versão de So Cruel dos Depeche Mode!

Wednesday, October 19, 2011

Indie Clássico



Andei a pesquisar vídeos antigos que tinha no computador e deparei com este.
Em 2007 Brett Anderson, antes de lançar o seu primeiro álbum a solo fez alguns concertos. O primeiro foi no dia 24 de Fevereiro em Moscovo. Esta estreia deu como fundo a um videoclip da versão instrumental da genial "The More We Possess The Less We Own Of Ourselves", uma música do primeiro álbum de Anderson que tem uma introdução bastante bonita de violinos. A música é bastante calma e contém um arranjo simples mas charmoso. Penso que esta música terá sido um grande ponto de ligação entre o CD "Brett Anderson" e o seguinte "Wilderness" (todo ele em acústico apenas com guitarra, piano e violoncelo).
Apreciem:

Sunday, October 16, 2011

Top 13 Álbuns de Brett Anderson


Brett Anderson deu recentamente uma entrevista ao jornal Quietus onde relevou quais os seus 15 álbuns preferidos. Conhecendo a melhor parte só posso dizer óptima escolha, apenas faltaria um dos Beatles, que tanto influenciaram os Suede e todas as bandas de Indie actuais.

Sem ordem especifica, fica aqui a lista:
The Fall - This Nation's Saving Grace
The Sex Pistols - Never Mind The Bollocks, Here's The Sex
Bjork - Homogenic
David Bowie - Low
Brian Eno - Ambient 1: Music For Airports
Kate Bush – Hounds Of Love
Scott Walker - Scott 3
The Smiths - The Queen Is Dead
Interpol - Turn On The Bright Lights
Joy Division - Unknown Pleasures
The Velvet Underground & Nico – The Velvet Underground & Nico
Talk Talk – Spirit Of Eden
Midlake – The Trials of Van Occupanther

Leiam um comentário a cada um dos álbum pelo próprio Anderson aqui:
The Quietus

Hoje Comprei...


Novo capítulo da "saga" G.N.R.
Desta vez foi o Defeitos Especiais, primeira vez lançada em CD!

Sunday, October 09, 2011

Faleceu Mikey Welsh


Mikey Welsh artista que tocou baixo durante 3 anos nos Weezer foi ontem encontrado morto num Hotel em Chicago.
Welsh tocou nos Weezer, Jocobono, The Kickovers, Heretix e com Juliana Hatfield.
O baixista tinha desistido da música em 2002 para se dedicar exclusivamente a outras artes.
Durante este período ainda tocou algumas vezes com antigos amigos, incluindo Julho deste ano que tocou "Undone" com os Weezer ao vivo.
Mikey Welsh esteve presente no álbum Weezer (mais conhecido como Green Album) que contém o maior sucesso da banda até agora "Island In The Sun". Em 2001, antes de abandonar a banda, o músico teve um esgotamento nervoso que até o levou a uma tentativa de suicídio por overdose de drogas.

Hoje Comprei...


GNR - Os Homens Não Se Querem Bonitos
4º CD da colecção Obra Reunida.
Contém a música mais popular da banda, Dunas.

Friday, October 07, 2011

Ele Está Em Todo O Lado


Patrick Duff não tem parado.
De concerto em concerto, tanto na Bélgica como na Holanda e em Inglaterra o cantor tem dado muitos espectáculos fazendo-se sempre acompanhar apenas da sua guitarra acústica. O artista anda muito simples, nada de vedetismos, normalmente fica a dormir em casa de amigos/fãs que o convidam e até pôs a possibilidade de vir tocar em Portugal numa conversa comigo, mas infelizmente não encontrei nenhum local com interesse em trazê-lo cá (que desperdício).
Num desses concertos Patrick voltou às origens e tocou o clássico She's Everywhere, música da sua primeira banda, Strangelove do muito aclamado álbum Love & Other Demons. Engraçado que na introdução da música Patrick murmura para si mesmo "Eu estava mesmo em trapos quando escrevi esta música. Estou mesmo feliz por estar aqui hoje" referindo-se à sua altura de abusos de drogas. Se não me falha a memória a última vez que Duff tocou esta música ao vivo foi em 2003 com Alex Lee numa retrospectiva dos Strangelove, aliás, fora Sway que foi tocada o ano passado, o cantor não voltou a tocar músicas da antiga banda desde aí.
Vejam este momento mágico aqui!

Sunday, October 02, 2011

Documentário de George Harrison Estreia Hoje


George Harrison: Living In The Material World estreia hoje na cidade Natal do músico, Liverpool.
O filme/documentário retrata toda a vida de Harrison desde a sua juventude, passando pela "Beatlemania" e indo também às suas viagens à Índia. Realizado por Martin Scorsese, com a benção de Olivia Harrison, o filme contém novas entrevistas de Mccartney, Starr, Clapton ou Ono e ainda imagens nunca antes vistas da própria "Videoteca" do ex-Beatle.
Não posso perder isto.

Hoje Comprei...


3º CD da colecção obra reunida.
GNR - Psicopátria

Saturday, September 24, 2011

Hoje Comprei...


GNR - Valsa Dos Detectives (Versão Obra Reunida)
Hoje é sábado e como tal sai mais um CD dos GNR com o DN ou JN.
A valsa dos detectives foi o escolhido para segundo número da colecção depois do Rock In Rio Douro.
Estou a ouvir melhor o álbum mas músicas como Morte ao Sol, Impressões Digitais ou Valsa Dos Detectives já marcam diferença.

30 Anos De GNR


Para comemorar os 30 anos dos GNR está a ser lançado com o Diário de Notícias a discografia reunida da banda portuense. As entregas são aos sábados por 5€ e inclui 12 CD's e um DVD. Nos CD's está incluída a primeira versão neste formato de Defeitos Especiais. Com a primeira entrega veio também uma caixa de cartão para colocar os álbuns e um livrinho com as letras todas de todos os álbuns.
Já tenho em pose o Rock In Rio Douro e que grande álbum que ele é. Do início ao fim é composto por grandes momentos sendo a minha preferida a faixa O Que Importa?
Amanhã sai novo CD, mal posso esperar.

Thursday, September 08, 2011

PJ Harvey Vence Mercury Music Prize 2011


PJ Harvey venceu, novamente, o Mercury Music Prize depois de o já ter feito em 2001 (no dia em que caíram as torres gémeas nos EUA), tornando-se assim a primeira artista/o a receber duas vezes esta distinção.
Let England Shake foi o título do álbum que sucede ao trabalho de estreia dos XX.
James Blake ou Adele ficaram para trás face a antiga companheira de Nick Cave.
Relembro que este prémio é atribuído ao melhor álbum lançado no Reino Unido e Irlanda durante o último ano.

Thursday, August 25, 2011

Hoje Comprei...



Suede - Dog Man Star (Deluxe Edition)

Vi agora a entrevista a Bernard Butler e Brett Anderson e o que mais me impressionou foi mesmo a boa disposição de Butler e o facto de este mostrar algum arrependimento pelo forma como tratou Simon Gilbert em 1994.
De resto ando agora a ouvir as demos e parecem excelente, especialmente Ken, a demo da The Wild Ones.
Fiquem com um "trailer" do álbum!

Wednesday, August 24, 2011

Brittle Heart

O muito esperado vídeo do novo single de Brett Anderson já está disponível no Youtube.
Brittle Heart serve de apresentação de Black Rainbows (a ser lançado dia 23 de Setembro). A música foi produzida por Leo Abrahams e misturada por Cenzo Towshend. O vídeo é de Paul Khera!
Apreciem!

Tuesday, August 23, 2011

Brett Anderson Confirma Novo Álbum Dos Suede


Sim, o que parecia inevitável tornou-se oficial, pelo menos assim parece!
Numa entreviste recente, Brett Anderson, vocalista dos Suede (sabe bastante bem não usar o "ex") confirmou que depois de Black Rainbows, álbum a solo a sair no próximo mês, ele se irá dedicar no próximo trabalho dos Suede.
Os rumores eram enormes e o artista já tinha admitido há vários meses estar a escrever músicas com Richard Oakes mas, não iriam ser lançados caso não fossem músicas bastante boas. Agora parece que sim, o projecto vai realmente avançar!

Monday, August 15, 2011

Novo Single De Brett Anderson Sai Hoje


Brittle Heart, o novo single de Brett Anderson (vocalista dos Suede), é lançado hoje. O single não terá formato físico, apenas digital (nem lados B) mas terá um vídeo produzido por Paul Khera que irá ser mostrado amanhã pela primeira vez as 11 horas no site da NME. Ainda antes disso, entre as 7 e as 10 da manhã no programa de Danny Wallace a música passará na rádio XFM.
A expectativa à volta de Black Rainbows (que sai em Setembro) é grande principalmente depois da carreira de Brett ter levado um novo "puxão" devido à reunião dos Suede.
Pelos excertos que andam pela net, Brittle Heart parece mesmo uma lufada de ar fresco depois de um caminho mais alternativo e experimental de Anderson.

Friday, July 29, 2011

You Are The Quarry: Um Clássico


Mantendo-me longe dos recentes comentários polémicos de Morrissey sobre o ataque à Noruega só quero afirmar que o 7º álbum de estúdio deste artista é genial e um dos melhores alguma vez lançados.
Eu acho que Morrissey depois de ter lançado o seu Best Of de 2007 (Suedehead) pensou seriamente que rumo deveria ter a sua carreira e qual o regresso, depois de Maladjusted, o seu último CD de originais antes de You Are The Quarry.
E esse seu regresso resultou num LP de 12 músicas geniais.
Hoje eu não passo sem este álbum e, desculpem-me fanáticos de Smiths, gosto bastante mais deste CD do que qualquer outro da antiga banda do artista.
Lembro-me em 2004 ainda estar a escrever e atento ao fórum dos Suede (que tinham acabado no ano anterior) e todos os fãs ficarem excitados com o nº 3 de Irish Blood, English Heart e eu, não conhecer nada significante de Morrissey a solo, decidi explorar. Ouvi o single e adorei. Mais tarde, depois de ter comprado Suedehead, numa boa promoção da FNAC iluminei-me e comprei You Are The Quarry.
Sinceramente, da primeira à última música (talvez a última devesse ser um real hino o que não é...) adorei o álbum. Letras fortes, malhas de guitarra modernas e directas e, músicas mesmo "catchy", que ficam mesmo no ouvido!
Depois de o ter milhares de vezes apetece-me fazer uma apreciação (pessoal) de música a música.

01-America Is Not The World
Sem palavras, é a minha música preferida do CD e está perfeita! Suave, letras fortes e acima de tudo, Jerry Finn (o produtor) sabe mesmo onde utilizar cada som. Mais concretamente refiro-me aos teclados na parte final da canção completamente geniais. Um Clássico

02- Irish Blood, English Heart
O melhor single que poderia ter aparecido do CD! Representa a grande força do álbum, um indie-rock bastante activo e uma letra agressiva mas que faz acreditar os seus ideais a quem o ouve! As guitarras estão perfeitas!

03- I Have Forgiven Jesus
Outra grande música que prima tanto pelas letras assim como a suavidade. Suavidade que, quando é necessário se transforma numa confissão desesperada sobre algo que não tem solução "And why did you give me so much love in a loveless world ehen there's no one I can turn to to unlock all this love"

04- Come Back to Camden
Das músicas que menos aprecio no álbum mas que, mesmo assim traz um grande "ponto de respiração" na audição do álbum por completo. Momento para descansar um pouco depois de 3 músicas tão rompentes como as primeiras.

05- I'm Not Sorry
Um momento bastante romântico e pausado que continua com as boas baladas que Come Back To Camden tinha começado. Uma confissão de Morrissey bastante comovente mas, ao mesmo tempo, vingativa

06- The World Is Full of Crashing Bores
Um regresso às músicas mais comerciais no álbum e que entram mais no ouvido (sem exagerar) mas ao mesmo tempo (nisto este artista é mestre) a juntar o sentimento de pena, de melancolia, de desespero

07- The World Is Full of Crashing Bores
A par da primeira e da seguinte, a melhor música do álbum. Esta música tem tudo, questiona tudo aquilo que nós sentimos, "como pode alguém saber como nos sentimos?" quando essas pessoas nos tentos subestimar? A resposta é simples "But even I, As sick as I am, I would never be you" e Morrissey diz-lo no melhor estilo! Os teclados no fim são, novamente geniais!

08- First Of The Gand To Die
Irish Blood, English Heart representa melhor You Are The Quarry mas se fossemos escolher o single perfeitos seria este. A letra é óptima, simples, o "riff" de guitarra é (estupidamente) perfeito, o refrão (super) catchy, o solo de teclados emocional e o final da música nada repetitiva (a sério), apesar de repetir algumas vezes "you stole your hearts away" nada na música se pareceu com isto até agora. Grande momento.

09- Let Me Kiss You
Se a música anterior era o perfeito single este é a perfeita balada. Muito sentimental, o piano "fala" por si, letras coerente com o LP e, o mais importante, que ainda não tinha havido no CD até agora é o solo final de teclado que é belíssimo ou melhor, mesmo belíssimo

10- All The Lazy Dykes
Bela balada, boa para começar a anunciar o fim de You Are The Quarry, simples mas super eficaz! Não é um dos melhores momentos mas frases como "Free yourself, Be yourself, Come to the Palms and see yourself" ficam no pensamento.

11- I Like You
Um potencial single revelando uma música emocional mas ao mesmo tempo, um "hit" e, como já referi, Morrissey sabe bem misturar estas doses e fornecer algo fascinante e que nos prende de grande maneira. Uma pessoa não fica indiferente a isto.

12- You Know I Couldn't Last
Uma pessoa podia esperar para finalizar este grande CD um hino à música mas Morrissey faz antes um hino a si mesmo abrindo algumas feridas e relevando alguns dos seus próprios problemas e preocupações. Mais sincero que isto era possível? Talvez, mas assim já está óptimo!

Se desse uma nota seria 10 em 10...

Tuesday, July 26, 2011

Hoje Comprei...


Lou Reed - Transformer
Um clássico que já me faltava à bastante tempo.
Vi uma boa oportunidade para o comprar (6€) e não falhou!
Este é a edição de 2002 com remasterização e duas músicas extras: as demos acústicas de Hangin' 'Round e Perfect Day.A capa é igual, apenas o dourado em cima da cabeça de Reed alonga-se mais um pouco.
Relembro que o CD contém êxitos como Perfect Day e Walk On The Wild Side e foi produzido por Mick Ronson e David Bowie em 1972.

Saturday, July 23, 2011

Morreu Amy Winehouse


Amy Winehouse foi encontrada hoje pela polícia morta no seu apartamento em Londres.
As causas ainda não desconhecidas mas, devido às acções e depressões da cantora nos últimos anos tudo indicada para algum tipo de overdose. A cantora ia voltar ao concertos nestes meses mas, devido à péssima apresentação que teve na Sérvia, completamente fora de si alcoolizada e drogada, toda a tournée foi cancelada.

Amy tinha 27 anos, uma voz fenomenal e um álbum que foi dos mais aclamados e vendidos nos últimos anos (Back to Black).

Suede - Bentswood Boys Ao Vivo Em 1995


O meu segundo vídeo do novo canal do Youtube é uma montagem de fotos que servem de suporte ao áudio da primeira vez que os Suede tocaram a mítica Bentswood Boys ao vivo.
Tal aconteceu no (também mítico) Royal Albert Hall em Londres no dia 21 de Maio de 1995 num concerto de caridade. A música teve dedicação e ainda foi um momento especial para Richard Oakes pois, este foi o seu concerto número 100 com a banda e tinha toda a sua família (o guitarrista tinha 18 anos na altura) a aplaudi-lo nos espectadores. Na descrição do vídeo tem uma citação do livro "Love & Poison" sobre o concerto.
"The second Anderson/Oakes song, "Bentswood Boys" was given its first live airing at the Albert Hall in May, a charity event that raised 15.000 pounds for Friends Of The Earth. Brett dedicated the song to Hayward Heath's sweet and tender hooligans. The concert, one of Suede's best of the year, was apparently Richard Oakes's one hundredth. His entire family were in the audience, beaming proudly".

Aqui vai ela:

Thursday, July 21, 2011

Canal YouTube e Music Like Sex Ao Vivo


Abri recentemente um canal do Strange Sound no Youtube (StrangeSoundBlog) porque encontrei aqui alguns vídeos raros e engraçados dos Suede que ainda não estavam lá e assim vou deliciar alguns fãs da banda.
A minha primeira aposta foi um vídeo, filmado por um espectador, de Music Like Sex dos Suede, uma música nunca antes lançada (até há pouco tempo no Head Music Deluxe Edition).
A música insere-se no penúltimo concerto da banda de Brett Anderson antes de acabarem em 2003 no mítico Brixton! Um clássico e com grande som!
Vejam aqui e estejam atentos ao canal!

Wednesday, July 20, 2011

Canditos ao Mercury Music Prize Anunciados


Foram anunciados os candidatos a um dos mais importantes títulos da música anual: o Mercury Music Prize (agora chamado de Barclaycard Mercury Prize).
O prémio é atribuído ao melhor álbum do ano lançado no Reino Unido e Irlanda (de onde vem a grande maioria das grande músicas portanto).
A lista é de 12 álbuns e aqui vão eles:

Adele - 21
Anna Calvi - Anna Calvi
Elbow - Build A Rocket Boys!
Everything Everything - Man Alive
Ghostpoet - Peanut Butter Blues and Melancholy Jam
Gwilym Simcock - Good Days At Schloss Elmau
James Blake - James Blake
Katy B - On A Mission
King Creosote & Jon Hopkins - Diamond Mine
Metronomy - The English Riviera
PJ Harvey - Let England Shake
Tinie Tempah - Disc-Overy

O meu voto iria para PJ Harvey mas, tendo em conta o sucesso estrondoso de Adele, cheira-me que o prémio não lhe escapa.
Entre antigos vencedores destaco Suede, Pulp, Portishead, Franz Ferdinand, Arctic Monkeys e The XX (últimos vencedores).

Tuesday, July 19, 2011

Hoje Comprei...


A New Morning dos Suede versão 2 CD + DVD
Assim em poucos palavras o que há de grande novidades são a música Refugees (de Alex Lee e Brett Anderson) nunca antes lançada e bastante boa por sinal (bastante melhor que a maior parte dos lados B desta época). As demos de Lost in TV, When The Rain Falls e Untitles estão (estupidamente, porque não ficaram estas versões como as finais?) boas e a demo de Love The Way You Love funciona bem, mais lenta, mais rock, mais "ao vivo" do que a original que perdeu imenso com a produção.
No DVD é engraçado ver que a banda sente que ficou desiludida com o álbum como reconhecem que grande parte do erro foi mesmo de más escolhas de singles, lados b e músicas a gravar porque no fundo existem mesmo grandes canções desta época como Simon, Cheap, Obsessions ou Astrogirl. A New Morning foi uma tentativa (falhada?) de re-inventar uma banda com 10 anos de história, para um registo mais acústico, puro e humano o que, em termos de vendas não resultou tão bem como os restantes LP's dos Suede.
Para completar esta análise nada melhor do que citar as próprias palavras de Brett Anderson sobre A New Morning.

"A New Morning, with all its fault and the times because of them, remanis as an honest and intensely human document"

Friday, July 15, 2011

Manu Chao No Marés Vivas


Começou ontem o festival Marés Vivas em Gaia!
Em primeiro lugar sabe imenso bem ter um festival (já) com fama de trazer boas bandas ao Norte e este ano não é excepção com Manu Chao, Moby ou Tindersticks.
Cheguei lá pelas 24h o que foi ainda a tempo de ver parte do concertos dos Xutos & Pontapés. Depois, lá pelas 2 da manhã começou o concerto da noite. O concerto foi muito intenso com poucas pausas (e ainda bem) pois Manu Chao não precisa de dizer muitas palavras para transmitir a sua mensagem, a música chega. Momentos altos para mim foram Clandestino, com um coro impressionante do público e a música La Vida Tombola também é algo grandioso. O público foi impecável principalmente no fim fazendo a banda voltar a pegar nos instrumentos várias vezes. Politik Kills soa também imenso bem ao vivo e Rainin Paradize numa versão mais acústica do que aquela conhecida foi também espectacular.
A energia de Manu Chao é também contagiante e a banda que o acompanha é composto "apenas" por músicos excepcionais. Para ajudar a festa o músico francês ainda falou algumas vezes na nossa língua materna.
É caso para dizer Próxima Estación: Esperanza

Clandestino ao vivo no Marés Vivas

Saturday, July 02, 2011

Music Like Sex


E, depois de a ter elogiado muito, aqui está a mais recente (com 8 anos) obra prima dos Suede.
Music Like Sex foi uma música que a banda a começou a compor em 1999 mas só a finalizou em 2003 onde foi apresentada ao vivo nos últimos concertos dos Suede antes de se separem. A música ficou escondida até hoje onde fez parte como "bonus track" da nova edição de Head Music. Esta é a melhor 8ou mesmo única) versão existente gravada em estúdio mas provavelmente se fosse mesmo produzida para um álbum de originais não soaria assim. No entanto a música tinha tudo para ser um êxito, as palavras "Music Like Sex We Like To Have Sex Too" sempre a percorrer a música são incrivelmente "catchy" (quem não as fica a cantar depois de ouvir uma vez a música), a guitarra de Oakes está poderosa, a batida é rock mas dançável, a letra é bastante misteriosa, interessante e com várias vertentes, o baixo de Osman ocupa muito bem todos os espaços e até a voz de Brett, que nesta altura estava um pouco rouca, parece melhor (mas não perfeita) que aquela que deu em A New Morning.
Resumindo, esta composição de Richard Oakes e Brett Anderson é um grande momento musical.

Thursday, June 30, 2011

Hoje Comprei...


Suede- Head Music Deluxe Edition (2CD + DVD)
Excelente. O álbum como um todo ganhou bastante com a remasterização. Os lados B soam bastante melhor tocados seguidos e são bastante bons (Situations, Leaving, Popstar ou Jubilee são momentos de grande inspiração). As demos deixam um pouco a desejar, visto que apenas contém 4 e duas delas já estavam disponíveis para os fãs há alguns anos, no entanto a versão de Indian Strings e Everything Will Flow estão excelente e bastante suaves.
O vídeo sobre o CD é bom e a banda concorda que o álbum é muito bom mas que poderia ter sido um pouco melhor se outras decisões tivessem sido tomadas como single de apresentação ou a "tracklist". A inclusão de Heroin aqui é completamente compreensível sendo ela uma música desta geração.
A meu ver, o grande destaque vai mesmo para Music Like Sex, a música nunca antes divulgada e que foi suporte de alguns dos últimos concertos da banda em 2003. A canção é espectacular, potente, "catchy" e transpira sensualidade, era um single nato mas o fim da banda deu-lhe o valor de raridade.

Tuesday, June 21, 2011

Hoje Comprei...



A versão Deluxe de Coming Up dos Suede e novo single dos Depeche Mode, Personal Jesus 2011

O Coming Up está excelente. Sendo ele o meu álbum preferido de sempre, ouvir Richard Oakes, Brett Anderson e Neil Codling a falar sobre o processo de construção do trabalho e ter também a oportunidade de ouvir Demos e músicas nunca antes ouvidas dá-me uma grande sensação de alegria. Pontos altos até agora é o grande concerto na Roundhouse em Londres (com Neil Tennant), as demos de Trash (Pisspot) e Beautiful Ones (Dead Leg) e a música nunca antes ouvida, Motown. Imperdivel mesmo!
Quanto ao single dos Depeche Mode, ainda não tive tempo de ouvir com tanto Suede à minha frente!

Thursday, June 16, 2011

Exames

Estando eu em exames e sem grande tempo para escrever aqui, fica apenas uma grande música que me ajuda nos momentos mais chatos e aborrecidos dos estudos intensivos.
David Bowie com Life On Mars numa versão acústica soberba.

Saturday, May 28, 2011

Whipsnade


Repetindo aquilo que fizeram em Londres os Suede foram esta semana a Dublin tocar os 3 primeiros álbuns. Novamente Suede, Dog Man Star e Coming Up foram tocados na íntegra e no encore ouviu-se cerca de 4 lados b por noite. Em Dublin a banda não tocou tantas raridades na parte final do concerto mas, para compensar, tocaram uma música que nunca (salvo erro mas 95% de certeza) tinham tocado ao vivo. Demorou 17 anos para Whipsnade, lado B de We Are The Pigs ter saído do disco para o palco na noite de Dog Man Star! É de louvar o grande trabalho de Richard Oakes nesta música, apesar de ter sido escrita por Bernard Butler, o actual guitarrista fez um excelente trabalho tocando-a de uma forma maravilhosa.
Um momento memorável para ver aqui em baixo!

Thursday, May 26, 2011

Fever Ray


Até há uns poucos dias desconhecia por completo esta artista. Pus-me a pesquisar um pouquito e vi que Karin Elisabeth Dreijer Andersson é sueca e usa o pseudónimo de Fever Ray na sua carreira a solo. Já colaborou em vários projectos entre o quais fazendo voz numa música dos dEUS. A sua música fria e mística condiz sem dúvida com a sua terra natal um país gelado e invernoso.
Só para dizer que ouvi esta música e gostei e acho que o propósito deste blog é mesmo isso, uma playlist daquilo que gosto de ouvir.

E um obrigado à "fã 158" por me ter levado a descobrir isto :)

Fever Ray- Keep The Streets Empty For Me

Tuesday, May 24, 2011

Parabéns Bob Dylan!


Hoje, dia 24 de Maio faz 70 anos que o mítico músico americano Robert Allen Zimmerman (mais conhecido por Bob Dylan) nasceu!
Dylan tem das carreiras mais longas e espectaculares da história da música (já lançou mais de 50 álbuns) e teve também uma vida de protesto e luta por tudo aquilo que acreditava sempre com grandes toques de genialidade musicais.
Um grande brinde a Bob Dylan!

Monday, May 23, 2011

As 3 Noites Na O2 Academy Brixton


Os Suede tocaram nos dias 19, 20 e 21 de Maio em Brixton (Londres) três concertos seguidos em que cada um deles correspondia a um álbum dos 3 primeiros. Todos os LP's foram tocados totalmente e houve tempo para algumas raridades voltarem a ser tocadas anos depois.
As mais marcantes foram Stay Together, He's Dead, High Rising, Young Man, My Dark Star, This Time, My Insatiable One e This Time. Nenhuma destas tinha sido tocada desde a reunião e contam-se pelos dedos as vezes que a banda as levou ao palco.
O público falou da grande alegria que Anderson mostrou em todos as noites e também a energia de Richard Oakes na guitarra que, na sua noite (Coming Up) esteve especialmente endiabrado.
Os londrinos já tinham feito algo parecido em 2003 quando tocaram em 5 noites seguidas no ICA e aí, tocaram mesmo todos os álbuns de originais.
Fotografias e vídeos da noite já se encontram no site oficial.
Ficam aqui as setlists de cada noite.

Suede Night


01. So Young
02. Animal Nitrate
03. She's Not Dead
04. Moving
05. Pantomime Horse
06. The Drowners
07. Sleeping Pills
08. Breakdown
09. Metal Mickey
10. Animal Lover
11. The Next Life
Encore:
12. High Rising
13. He's Dead
14. My Insatiable One
15. To The Birds
16. Killing Of A Flashboy
17. Can't Get Enough
18. Trash
19. Beautiful Ones

Dog Man Star Night


01. Introducing The Band
02. We Are The Pigs
03. Heroine
04. The Wild Ones
05. Daddy's Speeding
06. The Power
07. New Generation
08. This Hollywood Life
09. The 2 of Us
10. Black or Blue
11. The Asphalt World
12. Still Life
Encore:
13. The Living Dead
14. My Dark Star
15. Stay Together
16. Killing Of A Flashboy
17. So Young
18. Metal Mickey
19. Animal Nitrate

Coming Up Night

01. Trash
02. Filmstar
03. Lazy
04. By The Sea
05. She
06. Beautiful Ones
07. Starcrazy
08. Picnic by the Motorway
09. The Chemistry Between Us
10. Saturday Night
Encore:
11. Europe is Our Playground
12. This Time
13. Young Men
14. Together
15. Can't Get Enough
16. So Young
17. Metal Mickey
18. Animal Nitrate

Vejam aqui o magnífico "This Time"

Sunday, May 22, 2011

Antes e Depois (Travis e Fran Healy)


Os Travis são para mim, a melhor banda escocesa que já ouvi. A simplicidade da música, as letras felizes, a fácil maneira de Francis Healy cantar são excelentes.
A banda lançou o seu primeiro álbum em 1997 e leva 6 álbuns de originais até ao momento. O ano passado, o vocalista Fran Healy decidiu criar um álbum a solo chamado Wreckorder mas, sem acabar com a banda que até vão tocar uns concertos este mês.
Acho interessante ver o paralelismo de um dos primeiros êxitos da banda com uma música mais madura e pessoal do seu novo álbum.
Aqui ficam então,

Travis- Why Does It Always Rain On Me



Fran Healy- Buttercups

Saturday, May 21, 2011

Pulp Em Paredes de Coura


Já sei há bastantes dias mas na altura passou-me e esqueci-me de colocar aqui a brilhante notícia que, uma das melhores bandas de sempre, os Pulp, vão actuar no festival Paredes de Coura deste ano no dia 18 de Agosto.
A banda esteve inactiva durante 8 anos mas em Novembro do ano passado, Jarvis Cocker, anunciou o seu regresso com os mesmos membros de 1995, ano que lançaram o mais aclamado álbuns deles, Different Class.
Relembro que na edição de 2009 do festival, o vocalsita Jarvis, actuou lá a solo.
Outros nomes confirmados são os Death From Above 1979, Mogwai, Crystal Castles entre outros!

Estou à procura de companhia para os ir ver, se alguém estiver interessado que me comunique!

Friday, May 20, 2011

Black Rainbows


Com Suede nas bocas do mundo, Brett Anderson vai aproveitar para lançar o seu 4º álbum de originais a solo!
O nome é Black Rainbows e será bastante diferente dos outros 3 LP's. Este será mais acelerado, mais eléctrico e mais Rock. Não terá as flautas e violinos que tanto usou em Slow Attack e Wilderness e as músicas provêem de uma "jam session" que teve com Leo Abrahams, Seb Rochford e Leopold Ross em que foram gravadas cerca de 20 pedaços de música e posteriormente trabalhos. O próprio Leo Abrahams será, novamente, o produtor e sairá sob o signo da EMI.
Algumas músicas já apresentadas ao vivo que serão, em princípio, postas no álbum: Unsung, Brittle Heart, This Must Be Where It Ends, Actors e Unstoppable

Brittle Heart será o primeiro single (apenas digital) e sairá dia 15 de Agosto com um vídeo clip de Paul Khera. Black Rainbows sairá no mês seguinte a 26 de Setembro.

Tuesday, May 17, 2011

Site Oficial Dos Artmagic Aberto!


Finalmente, o site oficial dos Artmagic (Richard Oakes e Sean McGhee) abriu!
Para já está bastante simples mas, o melhor de tudo é que se pode encomendar o primeiro EP da banda "I Keep On Walking" e obter uma música de borla, "Heaven Is Here", que está brutal!
O EP sai dia 23 de Maio mas, quem os for ver na apresentação do mesmo, dia 18 poderá comprar logo!
O primeiro álbum estará pronto em Setembro!
Ouçam Heaven Is Here no site oficial!
http://www.artmagicmusic.com

Wednesday, May 11, 2011

Personal Jesus 2011


Como já referi há umas semanas atrás, os Depeche Mode preparam-se para lançar o álbum Remixes 2: 81-11 que reúne vários novos remixes de temas de toda a sua carreira.
Tal como aconteceu em 2004 quando a banda lançou a primeira compilação de remixes, um single será apresentado e, depois de Enjoy The Silence, será a vez de Personal Jesus ser, novamente, single.
O single sairá dia 30 de Maio em formato físico tanto em CD como vinil e contará com remisturas de Stargate (principal), Alex Metric, Eric Prydz entre outros.
O vídeo que publicitará a música também já está disponível e é bastante "religioso". Dêem uma olhadela, já aqui em baixo.

Tuesday, May 10, 2011

Ofereceram-me...


The Kills- Blood Pressures

Não foi hoje mas sim no meu aniversário e para já, estou a adorar. O som é muito directo, cru e sempre a abrir. Músicas como "Heart Is A Beating Drum" ou "Future Starts Slow" (aqui em baixo) representam bem o que eu quero dizer.

As Fotos Do Concerto

Como vários fãs dos Suede me pediram no fórum oficial da banda vou pôr aqui todas as fotos oficiais do concerto dos Suede da passada sexta-feira para que toda a gente as possa apreciar. Aqui ficam elas! Brevemente porei uma ou duas tiradas por mim mesmo.