Friday, November 26, 2010

The Best Of Suede Na Blitz


Li agora a revisão que a Blitz fez ao Best Of dos Suede e achei incrivelmente má. Sinceramente parece que não se deram ao trabalho de ouvir o álbum com atenção.

Em primeiro lugar, para além de uma colectânea de música é também uma colectânea de músicas remasterizadas! Um dos pretextos do álbum do foi esse mesmo, músicas antigas com um "novo" som e a Blitz não fez um único comentário à qualidade do som e principais diferenças com as músicas originais.

Depois, reduzir os Suede aos dois primeiros álbuns é uma estupidez. Falar que do Coming Up para a frente foi sempre a descer é também insensato ainda por cima com o sucesso que o Head Music fez em Portugal, tanto na rádio como na televisão. Coming Up (maior sucesso da banda) está menosprezado, não é apenas a "voz nasalada" de Anderson que lá está mas sim um exemplo máximo do que foi a música Britânica nos anos 90. Chamar imponente a New Generation? Ouvindo bem o álbum e comparando com o resto New Generation não é imponente. Filmstar, She, This Hollywood Life, Can't Get Enought, isso sim são imponentes.

E no fim realçar o lado b My Insatiable One parece completamente desapropriado. My Insatiable One foi (com To The Birds) o primeiro lado B da banda mas, como se pode constatar ao ouvir bem o Best Of não é, nem de perto, das mais poderosas, é uma música simples não muito acelarada, com uma melodia bastante fácil, sem nenhum grande climax. Tendo no mesmo CD hinos como She, To The Birds, Still Life, The Asphalt World (música de 10 minutos com o mais poderoso solo de guitarra que Butler já criou) escolher a My Insatiable One parece-me uma escolha sem qualquer tipo de audição atenta ou seleccionada.

E sobre a 3 estrelas não vou falar porque gostos são gostos mas que faltou pesquisa e atenção faltou.

No comments: