Tuesday, January 19, 2010

Pós-Suede


O último ano de vida foi dos Suede foi 2003.

Um ano depois da banda ter lançado o último álbum de originais "A New Morning", os Suede lançaram a segunda colectânea da sua carreira. Essa colectânea contém todos os singles da carreira (incluindo Stay Together que nunca esteve presente antes num LP) mais uma nova música "Love The Way You Love". O novo single foi Attitude (número 14 no top britânico) que contou com o actor John Hurt no vídeo.
Singles em termos de vendas não se saiu muito bem, ficou apenas em número 31 (o pior de sempre dos Suede). Também foi lançado "Love & Poison" a primeira e única biografia oficial do grupo londrino escrita por David Barnett.

Por essa altura a banda estava já com ideias de fazer o sucessor de A New Morning e até apresentaram ao vivo uma nova música chamada "Music Like Sex". No final do ano o grupo anunciou que a os membros Suede iam dedicar-se a projectos a solo e que não haveria um novo registo da banda até acharem que o momento artístico seria o certo.
O último concerto foi no dia 13 de Dezembro no Astoria em Londres. O concerto foi enorme e muito variado tanto pelos álbuns como pelos b-sides. No fim do concerto Brett disse que ia haver outro trabalho dos Suede mas não para já.
Para se despedirem do clube de fãs a banda fez um CD de raridades chamado "See You In The Next Life".

Desde aí a banda permaneceu praticamente imutável no tempo.
A biografia foi reeditada com mais um capítulo da separação.
Numa das partes mais relevantes fica a história que acabar com a banda foi a primeira decisão de Anderson sem consultar Mat Osman. Notou-se também um pequeno desagrado da parte de Richard Oakes nesta decisão.
Os hinos da banda foram continuamente tocados por Brett Anderson a solo (e os The Tears chegaram a tocar The Living Dead).
O DVD "Introducing The Band" foi relançado em 2005 (apenas a capa mudou) e os dois primeiro álbuns da banda foram lançados juntos num compacto especial.

Os rumores de uma possível reunião começaram a surgir no fim de 2009 quando Brett disse que gostava de voltar a escrever com uma banda e que falava usualmente com Mat, Simon e Bernard.
7 anos depois do último concerto os Suede vão voltar a tocar juntos ao vivo para ajudar uma associação de luta contra o cancro. Brett Anderson, Mat Osman, Simon Gilbert, Richard Oakes e Neil Codling estarão de novo em palco em Março.

2 comments:

O Puto said...

Acho que eles pararam a carreira a tempo. "A New Morning" foi, para mim, uma desilusão, e aposto que a maioria dos fãs concorda que é um álbum menor. A trilogia inicial é da melhor pop que se fez nos 1990's. Já nem falo dos The Tears, pois nem parece um disco com a chancela Anderson/Butler.

Anonymous said...

A New Morning foi um álbum um pouco incompreendido a meu ver. Até pelo próprio Brett que diz que é o pior LP da banda.
Eu discordo. Ouvir hoje o último álbum dos Suede dá-me uma sensação fantástica. O som é muito mais puro, mais acústico, mais feliz. Mostra o estado de espírito da banda na altura.

Positivity (que foi muito criticado) é uma música sensacional, só não gosto muito da malha da guitarra eléctrica mas de resto é uma música que me levanta muito o astral.

When The Rains Falls é um dos melhores momentos dos últimos anos dos Suede.

Beautiful Loser e Streetlife (duas obras de Alex Lee) conseguem ter aquele poder típico do grupo.

A produção poderia ter estado um pouco melhor mas foi o que aconteceu depois de terem mudado uma vez de produtor, acho que não conseguiram encontrar um que compreende-se o álbum como mais Indie e menos Pop.

Outras grande músicas da banda que ficaram (incompreensivelmente) fora do alinhamento do álbum foram Simon, Cheap, Instant Sunshine ou a versão de Untitled que está presente no See You In The Next Life.
Oceans merecia ter um lugar entre as dez músicas e não como música extra escondida.

When the Rain Falls Stanbridge Demo (muito diferente à versão final, as letras e a melodia são diferentes, só o refrão igual) também é outro "masterpiece" da banda nesta altura.